Pós-Graduação

Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual

Duração: 420 h

Curso:
A Pós-Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual apresenta os conhecimentos necessários para que o aluno possa atuar dentro das organizações de apoio às pessoas com deficiência intelectual e necessidades educacionais especiais.
Público-Alvo:
Professores, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais profissionais com interesse na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva.
Taxa de Inscrição:

De R$159,40 por R$79,90

Investimento (pagamento direto com a instituição)
  • 15 vezes (Cartão de Crédito ou Boleto)
    R$208,42
  • Pagamento à Vista
    de R$3.126,32 por R$2.813,69 (10% de desconto)

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Matricula:

R$ 79,90

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Como ingressar

  • 1

    Clique em "matricule-se" e preencha seu cadastro no UOL.
  • 2

    Realize o pagamento da matrícula do curso com Pagseguro.
  • 3

    Aguarde o redirecionamento de página para o site da instituição e insira o código promocional gerado pelo UOL.
  • 4

    Finalize seu cadastro no site da instituição e aguarde o contato da UCDB para formalizar sua matricula e enviar a documentação de admissão do aluno.
DisciplinaC/HConteúdo Programático
Introdução à Educação a Distância40As Tecnologias e o Cotidiano
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologia em diferentes contextos
Definições de Educação a Distância
Breve Histórico da EAD
Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior
Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação
O papel do professor, do aluno e dos tutores
Colaboração e propostas de comunidades virtuais
Informática na educação para todos ou para alguns. Democratização da informática
Fundamentos da Educação Especial40Direito à Diversidade
Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão
Política Nacional de Educação Inclusiva
Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico
Identificação de necessidades educacionais especiais
Desenvolvimento e Aprendizagem40Desenvolvimento humano e aprendizagem
Funções cognitivas, sensoriais e motoras.
O afeto e sua relação com a aprendizagem
A importância do afeto para o saber pedagógico e o aprender escolar
Estruturas da cognição no processo de aprendizagem
Teoria de Piaget
Teoria de Vygotsky
Deficiência Intelectual40Deficiência intelectual
A deficiência Intelectual na humanidade
Concepções sobre a deficiência intelectual.
A escola comum diante da deficiência intelectual.
A prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual: Currículo e Avaliação Pedagógica.
Práticas de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual.
Possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental.
Interação e mediação pedagógica
Planejamento, execução e avaliação40Currículo e planejamento
Projeto e plano de aula
A relação professor aluno e a aprendizagem
Avaliação: Família/escola, estudo de caso.
Atendimento Educacional Especializado - AEE na Deficiência Intelectual40O trabalho no espaço escolar: da identificação às alternativas de ensino para o aluno com DI.
Métodos, técnicas e recursos para o ensino de alunos com DI.
Atuação da equipe multidisciplinar.
Tecnologia Assistiva40Conceitos da TA
Avaliação e implementação da TA
Modalidade da TA
Rompendo barreiras para o aprendizado
Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Metodologia do Ensino Superior40A docência no ensino superior
Educação. Didática. Metodologia
A LDB, o ensino superior e suas finalidades.
O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
A metodologia como ato político
O ato de planejar e as intencionalidades
A opção política do educador
Plano e planejamento
Diferenças entre plano e planejamento
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano
Métodos e Técnicas de Pesquisa40Os caminhos da Pesquisa Científica
Processo de produção do conhecimento
Pesquisa Científica
Princípios da Pesquisa Científica
Principais Modalidades de Pesquisa
Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
Técnicas para coleta de dados e informações
Projeto de Pesquisa
Conceituação
A escolha do tema
A estrutura do projeto de pesquisa
Orientações e Normatizações para Redação de Textos
Forma de apresentação gráfica do artigo científico
As normas da ABNT, NBR 10520/2002
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC60Elaboração do trabalho de conclusão de curso

*O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.